quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

II° Encontro Experiências da Chuva do Maciço de Baturité, 21 de janeiro de 2023


O Encontro dos Profetas da Chuvado Maciço de Baturité se realizarápelo segundo ano consecutivo, nacasa de farinha do seu Chico Soares,Lagoa de São João, na zona rural de  Aracoiaba, no dia 21 de janeiro. O objetivo do encontro é reunir pessoas especiais, que ao longo dos anos veem se dedicando a estudar, pesquisar e observar os sinais que a natureza mostra, como por exemplo, o indicativo de chuvas ou de seca no sertão. 

Era o caso do senhor Chico Soares, que aos 102 anos de idade, amanhecia o dia olhando para o céu, procurando sinais da estrela d’alva, do cruzeiro do sul, da lua nova, da lua cheia, da barra do natal ou para o chão, procurando ver o comportamento dos bichos, das plantas, dos insetos e muitos outros sinais ou manifestações da natureza que indicassem bom inverno e lhes garantisse uma boa safra, no seu roçado.

Segundo Silvanar Soares, agricultor familiar, o encontro, trata-se de uma atividade cultural que se desenvolve há muitos anos nas comunidades rurais do sertão cearense. “De certa forma aos poucos está se perdendo, pois não tem sucessão dos idosos para os jovens. Acreditamos que os encontros com estas pessoas, valorizam e divulgam suas “experiências”, bem como servem para incentivar que os mais jovens criem gosto pela atividade e possam garantir que a tradição permaneça”, explica. 

Silvanar espera que esta ação mobilize muita gente no território Maciço de Baturité e até mesmo de outras regiões do Estado do Ceará. “Deverão participar diretamente do evento, umas 150 pessoas, entre profetas, apoiadores, lideranças e espectadores”, finaliza.

A atividade terá inicio às 8h00 e se encerrará às 17h00, com o tradicional forró pé de serra. Será servido um café da manhã e um almoço para cada participante. No decorrer da manhã, cada “profeta” terá espaço para falar e responder possíveis questionamentos de curiosos.

Os “profetas” da chuva existem há anos e estão diretamente ligados à cultura popular e às tradições do povo do sertão cearense; tendo em vista que estas pessoas estão ficando idosas, morrendo ou doentes e seus esforços não são reconhecidos e nem valorizados.

A primeira tentativa foi no ano passado, mas que de certa forma foi modificada a estratégia, por causa de um decreto governamental de proibição de eventos, em função de um novo surto de Covid 19 que ameaçava o Ceará na época. A Reunião aconteceu, no dia 22 de janeiro de 2022, na sala da Pro reitoria de Extensão Arte e Cultura da Unilab, com a presença de poucas pessoas, entre as quais a pró-reitora de extensão da Unilab, Professora Doutora Fátima Bertine e do Dr. Helder Cortez, Diretor da Cagece, que fundou o Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá há 27 anos, mas o debate e as apresentações aconteceram de forma virtual e teve uma boa participação.

“Dessa vez, vai acontecer de forma presencial na Casa de Farinha do Senhor Chico Soares, lugar onde é produzida a Cajuína São João, no Distrito de Lagoa de São João - Aracoiaba, distante 13 km da sede do município. Nós defendemos a proposta de que o evento aconteça de forma itinerante, em outros lugares do território Maciço de Baturité, tanto na serra, quanto no sertão. Precisamos de pessoas que abracem esta causa e venham  somar neste desafio de levar adiante a proposta, enquanto ainda há  profetas vivos”, relata Silvanar.

Programação:

08h30: Acolhida com o Café da Manhã;

09h00: Abertura;

09h20: Apresentação do Espaço da Cajuína São João 

e pequena demonstração da fabricação;

09h40: Fala de Dr. Helder Cortez, contando a experiência de Quixadá;

10h00: Fala dos “profetas” (delimitando um tempo máximo para cada um);

11h30: Debate Encaminhamentos;

12h30: Almoço;

13h30: Farinhada/Forró (na Casa de Farinha do Senhor Ivo);

15h00: Coquetel de “Beiju quente com Cajuina gelada”;

17h00: Encerramento.

Obs.: 

Entre um momento e outro terá um espaço para declamações dos poetas, dos sanfoneiros e outras expressões presentes. E durante o café e o almoço, os sanfoneiros irão tocar.

Silvanar Soares é agricultor Familiar, produtor da Cajuína São João e filho de Chico Soares e Luzia Soares, profetas da chuva. 
Contato: 85-996046224/ redes sociais: 

facebook.com/silvanarlutador
facebook.com/cajuinasaojoao
 
Instagram: 
@silvanarsoarespereira
@cajuinasaojoao

Link de uma conversa com Seu Chico Soares, no ano de seu Centenário, apresentando o seu jeito de fazer observações da natureza, para prever a chuva ou a seca:

https://www.youtube.com/watch?v=bCYx2oV6dII&t=257s

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário